O correto é você introduzir todos os alimentos na dieta das crianças aos poucos e lembrar que eles não conhecem os alimentos que não são ricos em nutrientes essenciais para nós (doces, os salgadinhos e os refrigerantes).

Algumas dicas para uma alimentação saudável:

1 - Quantidade de refeições ideal para as crianças: 3 refeições e 2 lanches diários (Café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar).

2 - Procure oferecer diariamente legumes, verduras e frutas nas refeições e nos lanches oferecer frutas no lugar de doces ou comidas industrializadas.

3 - O arroz e feijão é o prato principal para a alimentação dos seus filhos, devendo ser oferecido diariamente, pelo menos em uma refeição.

4 - Oferecer leite e derivados, carnes, frangos, peixes e ovos nas refeições principais.

5 - Evitem frituras, liberando esses alimentos somente em ocasiões especiais (festinhas, datas especiais e etc), sempre explicando  para o seu filho que naquele dia esse alimento é liberado.

6 - A batata frita é muito gostosa, mas uma opção inteligente é assar a batata no forno, sendo muito mais saudável para as crianças.

7 - Oferecer bastante água e sucos naturais e evitar os refrigerantes.

8 - Incentivar as crianças a serem ativas, evitando que fiquem muito tempo em frente ao computador e vídeo games. Devemos definir limites para essas atividades.

9 - Na hora da refeição toda a família deve estar à mesa. Nesse momento a família interage, brincam, discutem problemas e acham soluções. Os pais podem perceber eventuais desvios na personalidade de suas crianças e podem orientá-los.

Nesta fase as crianças irão criar e desenvolver o hábito de comer alimentos saudáveis durante toda a sua vida, portanto, fazer um lanche adequado e evitar as “besteiras“ do dia a dia estaremos ajudando às nossas crianças a terem uma qualidade de vida melhor.

Dra. Luciana L. Arantes Cambauva - CRN 10955

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