Essas atividades extracurriculares tem importåncia pedagógica, pois ampliam a visão de mundo e a bagagem de conhecimento dos alunos. São motivadoras e fazem com que os alunos sociabilizem-se com mais facilidade.

Existem passeios com objetivos apenas de lazer, mas a grande maioria proposto pelas escolas são atividades culturais planejadas de acordo com os objetivos propostos para aquela série/ano e do conteúdo trabalho em sala de aula. Deve-se vincular o local do passeio ao planejamento para que o momento se transforme em uma aplicação de conceitos teóricos.

Além de questionarem sobre os objetivos da saída pedagógica, os responsáveis poderão informar-se sobre outros detalhes do passeio:

  • Segurança

O ônibus fretado conta com cinto de segurança em todos os bancos? O mesmo está em bom estado geral de conservação?

Há cadeirinhas disponíveis para crianças com peso de 9 a 18 kg e assento de elevação para crianças de 18 a 36 kg?

Quantos adultos acompanharão o passeio? Para crianças pequenas, maior a quantidade de adultos junto. Tem um responsável pelo passeio que estará acompanhando o tempo todo?

  • Detalhes do passeio e do local

O local visitado tem banheiros e fraldário?

As crianças deverão levar um lanche ou comprarão no destino.

Quanto tempo permanecerão no local?

O local é acessível para cadeiras de rodas, andadores e muletas?

Cabe a escola visitar o local antes do passeio, colher as informações e transmiti-las com clareza aos pais.

A pessoa responsável também será o elo de ligação entre os professores/alunos e a escola, portanto os pais mais ansiosos e preocupados poderão ligar para a escola para confirmar o horário de chegada e como o evento está transcorrendo.

O estudo de meio só terá validade se for discutido, revivido e trabalhado em sala de aula nos dias posteriores, havendo uma relação com o conteúdo planejado.

Diante disso é só assinar a autorização, acompanhar o filho até o ônibus e ficar na calçada dando tchauzinho até o ônibus sumir na esquina.

Eu sei....já fiz muito isso.

Roseli Gonçalves

Pedagoga, Psicopedagoga, Professora de surdos e mãe da Giulia

www.maosemmovimento.com.br